Ver mais notícias

O piloto de helicóptero durante sua formação, normalmente encara como um cronograma automático a conclusão do curso de piloto privado, seguido pelo de piloto comercial e fecha o ciclo ao se formar como instrutor de voo, que é quando efetivamente começa a acumular suas horas de voo trabalhando na escola aguardando uma oportunidade em alguma empresa de táxi aéreo ou executivo.
Mesmo pilotos que voem apenas máquinas homologadas para voo VFR devem considerar a possibilidade de obter conhecimentos básicos ou até mesmo a qualificação completa IFR (Instrument Flight Rules) como forma de aumentar o nível de segurança da sua operação em seus voos.
Um piloto operando VFR que por ventura entre de maneira não planejada ou inadvertidamente em condições IMC (Instrument Meteorologial Conditions) terá muito mais chance de sair dessa condição e retornar para a condição VMC (Visual Meteorologial Conditions) bem como também conseguirá se recuperar de uma possível "desorientação espacial" com mais segurança.

O voo sob regras de voo IFR não é apenas mais seguro mas também permite que haja operação em condições climáticas menos favoráveis que não são possíveis em condições VMC. Na pratica você e seus passageiros voarão mais vezes por ano.
Se formos considerar também o retorno financeiro pilotos como qualificação IFR geralmente conseguem operar com máquinas maiores e mais seguras, sendo consequentemente mais bem remunerados.
Em tempos de dificuldade no mercado de trabalho, é preciso buscar o diferencial para aumentar o leque de oportunidades, e por isso é importante estender este investimento ao curso de IFR, desta forma aumentam as chances do piloto ser contratado por uma empresa de táxi aéreo ou executivo.
O grande problema é que sempre foi muito caro fazer este check, mas este cenário mudou, graças a a publicação da Instrução Suplementar 61-002B da ANAC, tornando mais tangível o cumprimento de mais esta meta.
Fomos até a Ultra Pilot Escola de Aviação Civil, onde conversamos com o Cmte Gabriel Nazareth, diretor da escola, e o Cmte Vinicius Sales, instrutor de Voo IFR, para entender melhor a importância da formação de mais esta fase e conhecer o passo a passo e os detalhes deste curso.

- O que é a publicação da ANAC IS 61-002B trouxe de novidade?
Seu principal objetivo é estabelecer orientações para instrução de vôo e exame de proficiência para concessão, revalidação ou requalificação de habilitação de vôo IFR em helicópteros como Robinson 22 e Robinson 44 e uso de simulador AATD.

- Quanto tempo de voo em simulador e no R44 é necessário para checar?
O treinamento IFRH é desenvolvido em um total mínimo de 40 horas que são realizadas em média em 20 dias. O treinamento é separado em 20 horas de instrução em helicóptero e 20 horas de instrução em simulador AATD.
 

-  Nos fale um pouco mais sobre o curso.
Na Ultra Pilot hoje possuímos o que existe de melhor em tecnologia de simuladores AATD e instrumentos de navegação IFR instalados no Robinson 44. A escola foi a primeira do Brasil a conseguir a autorização da ANAC para realizar o treinamento completo de IFR de Helicóptero. No simulador podemos emular tanto o R22 quanto o R44 e treinamos com equipamentos RNAV (Garmin 430), ADF, HSI (para procedimentos VOR e ILS), DME, Turn and Bank, e Giro Direcional que são necessários para a navegação IFR.
No R44 temos instalado também um RMI além do HSI e DME. As missões e cenário são pré estabelecidas e padronizadas para cada voo.
Contamos com instrutores com experiência de vôo IFR em aeronaves bimotoras e off shore que trazem os alunos para as situações mais próximas o possível da realidade de asas rotativas fazendo com que se tornem profissionais preparados para enfrentar as exigências do mercado de trabalho.
O investimento para obter a qualificação gira em torno de R$ 35.000,00 e com certeza trará muitos bons resultados em segurança e retorno financeiro.

Ultra Pilot Aviação Civil
Avenida Ayrton Senna, 2541 - Rua A Prédio 72, Parte - Aeroporto de Jacarepaguá - Barra da Tijuca
Rio de Janeiro - RJ
CEP: 22.775-002

Tel: (21) 2421-5079
www.ultrapilot.com.br
 

 

 

 

 

Comentários

ANA FATIMA DE FREITAS disse:

Cada vez mais se populariza o uso de pequenas aeronaves e sem sombra de dúvidas toda segurança disponível deve ser assimilada e utilizada pelos pilotos. Ao ler o presente artigo entendi a importância do curso ministrado pela Ultra Pilot Escola de Aviação Civil.

01/07/2015 - 11:58:06

ANTONIO JOSE DA SILVA disse:

Faz-se necessário, por motivos óbvios de segurança, que todos os pilotos façam o curso prático IFR Instrument Flight Rules

30/06/2015 - 22:40:40

 

Comente

Ver mais notícias